Recent twitter entries...

Dia Mundial do Sono

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Sono. Fomos à Internet pesquisar sobre este assunto e descobrimos que dormir é muito importante. Leiam para ficarem a saber mais sobre este tema.

Dormir e o sono
- Vamos para a cama!
- Por que é que tenho de ir para a cama?
- Não tenho sono…

O sono é mais importante do que parece. Talvez te lembres de uma vez em que não dormiste o suficiente, ou já tenhas ouvido dizer aos adultos que um bebé está com uma birra porque tem sono. Por que é que dormir faz falta?

As crianças (tal como os adultos) têm dias cheios: há a escola, as tarefas de cada um, o brincar, as actividades extra-curriculares, os trabalhos de casa, etc. Só de enumerar tudo, cansa! No final do dia, o corpo precisa de uma pausa, precisa de dormir.

O sono permite ao corpo recuperar energias para o dia seguinte.Todos os seres vivos têm ritmos de actividade e de repouso.Mesmo o canário ou o gato se enrolam para descansar e dormir.
O sono não é apenas importante para o corpo, é essencial ao cérebro! E é o cérebro que nos comanda que precisa desse tempo para tarefas muito importantes.
Os cientistas ainda hoje pesquisam o que faz o cérebro quando dormimos, mas sabe-se que é o momento em que ele selecciona e "arruma" a informação, trabalha na resolução de problemas e repõe as energias.

A maior parte das crianças, entre os 5 e os 12 anos, dorme cerca de 9 horas e meia por noite, mas os peritos acham que deviam dormir mais: entre 11 e 12 horas.No entanto, o sono é uma acção individual: uns precisam de dormir mais tempo do que outros.

Quando o nosso corpo não repousa o suficiente, dormindo, ficamos rabugentos, cansados, e até sem conseguir pensar claramente. Seguir orientações torna-se mais complicado, discute-se mais e não se consegue seguir uma aula como deve ser ou realizar tarefas fáceis que exigem habilidade. No fundo, está-se a tentar dormir estando acordado!
A mais importante razão para dormir o suficiente é que é dormindo que crescemos!O nosso cérebro, quando estamos a dormir, liberta substâncias químicas que nos fazem crescer.
Para mais, é também nessa altura que o nosso cérebro (outra vez ele) liberta outras substâncias que controlam o nosso sistema imunitário - que, se estiver são, nos impede de ficar doentes.

As fases do sono
Quando se está a adormecer, parece que acontece pouca coisa, mas não é assim... Os olhos vão-se fechando e... O cérebro entra em acção!
Como? Dizendo ao corpo como dormir: ao adormecer, numa noite normal, passamos por cinco fases de sono.
Fase 1
Nesta fase o cérebro dá sinal aos músculos para relaxar. Diz ao coração para bater um pouco mais devagar e a temperatura desce também um pouco.

Fase 2

Um pouquinho de tempo depois entra-se na segunda fase, que é um sono leve. Nesta altura ainda é fácil sermos acordados. Se alguém fizer mais barulho ou nos tocar, é normal que acordemos.
Fase 3

Nesta fase entramos num sono mais profundo. O cérebro envia mensagens para a pressão sanguínea baixar. O corpo torna-se menos sensível às variações de temperatura exteriores, o que faz que não se note se o local onde estamos aquece ou arrefece.Nesta fase é difícil sermos acordados, mas é o momento em que as pessoas sonâmbulas (que andam durante o sono) ou as que falam a dormir o fazem.
Fase 4

Esta é a fase de sono mais profundo. Acordar, nesta altura é muito difícil, e se isso acontecer, fica-se confuso por uns minutos, sem se perceber onde se está e o que se passa.Tal como na fase 3, é o momento em que as pessoas sonâmbulas (que andam durante o sono) ou as que falam a dormir o fazem, ao passarem da fase 4 para outra mais leve.

Fase REM
REM é uma sigla inglesa e significa Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos). Mesmo sabendo que os músculos do corpo estão totalmente relaxados, os olhos mexem-se rapidamente de um lado para o outro por detrás das pálpebras.A fase REM é quando o coração bate mais depressa e a respiração é menos regular. É também a fase em que se sonha!

Quando dormimos, repetimos as fases 2, 3, 4 e REM a cada 90 minutos, mais ou menos, até que acordamos de manhã - por isso, conseguimos lembrar-nos melhor das últimas coisas que sonhamos.Para a maior parte das pessoas dá quatro ou cinco ciclos por noite.Os pesadelos são sonhos que reflectem questões que nos preocupam ou nos perturbam, reproduzindo experiências, transformadas.
Lembras-te de dizermos que quando dormimos o nosso cérebro «arruma» a informação? Pois, mas há coisas que são complicadas de arrumar - essas coisas geram pesadelos.
É também por isso que existe o provérbio que diz que «a noite é boa conselheira».

Quem disse que o sono era um assunto aborrecido?

Retirado de: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=1630

Comments (0)

Enviar um comentário