Carlos
Campeonato de Tangram

PARABÉNS RAFAEL!

Provérbio do dia
Prof. José Carlos
http://www.origami-club.com/en/xmas/santa/anime-santa/index.html
Provérbio do dia
Margarida
Campanha de troca de lâmpadas


Podes aprender a fazê-lo clicando no link:
http://www.origami-club.com/en/xmas/star4/anime-star4/index.html
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Vimos e ouvimos uma história: Tita, a coelhinha diferente... Muito gira! Tínhamos um filme para ver mas o som não dava e vamos vê-lo amanhã, já com a companhia do professor Rui Almeida, ao qual agradecemos por nos ter cá deixado este material.
Semana do Rafael
A formiga vive em quase todo o lado. Existem milhares de tipos de formigas. Ela alimenta-se de pequenos insectos e de líquidos açucarados, como o néctar das flores e a melada, um líquido produzido pelo afídio. A formiga explora o meio à sua volta com as suas duas antenas pontiagudas. Ela come outros pequenos insectos, como lagartas. Também cuida do afídio, insecto que suga a seiva das plantas. O afídio dá à formiga melada, em troca da sua protecção.

LAGARTA

A lagarta é a larva da borboleta e da mariposa. Ela vive em muitos locais diferentes: nas raízes das árvores, nos caules das plantas e até dentro das folhas. A maioria das lagartas alimenta-se de folhas e flores. Algumas comem madeira e outras raízes. A lagarta passa a maior parte do seu tempo a comer. Quando completa o seu desenvolvimento, transforma se numa crisálida ou pupa. A lagarta é uma autêntica máquina devoradora. Quando muitas lagartas estão a comer ao mesmo tempo, consegue-se mesmo escutar o ruído da sua actividade trituradora! 
A pulga é um insecto parasita. Vive à custa das pessoas ou de outros animais e alimenta-se do seu sangue. Cada tipo de pulga vive à custa de um tipo diferente de hospedeiro, como, por exemplo, gatos ou cães. As pulgas utilizam as suas peças bucais aguçadas para perfurar a pele do seu hospedeiro. Uma minúscula pulga possui patas anteriores muito potentes. Ela é capaz de dar saltos em comprimento de 15 centímetros.

A aranha-saltadora é uma aranha muito pequena, mas consegue dar grandes saltos em relação ao seu tamanho. Possui quatro pares de olhos e consegue ver bem a presa até 30 centímetros de distância. Ela é facilmente identificável pelas suas riscas brancas e pretas. A aranha-saltadora alimenta-se de pequenos insectos. Ela não faz teia, pois captura as suas vítimas saltando sobre elas. Uma aranha-saltadora é capaz de dar saltos demasiado grandes para o seu tamanho tão pequeno. Ela salta para cima da sua presa antes que o insecto se aperceba da sua chegada.
ESCORPIÃO

O escorpião é parente das aranhas. Tem oito patas e ainda duas garras fortes para agarrar a sua presa. Alimenta-se de insectos e de outros pequenos animais.
O escorpião repousa debaixo das pedras durante o dia e caça à noite. Um escorpião fêmea transporta os seus bebés nas costas para os manter em segurança. Um escorpião possui um ferrão, ou aguilhão, na ponta da cauda. A ponta aguçada pica e introduz um veneno mortal no interior do corpo da sua vítima.

TARÂNTULA

A tarântula é uma aranha peluda. Na sua maioria são muito grandes. Ela utiliza presas afiadas para matar insectos, lagartos, rãs, pequenos pássaros e até mesmo cobras.
A mordedura da tarântula injecta no corpo da presa um veneno mortal. A tarântula não tece uma teia. Ela caça as suas presas no solo.

retirado de O meu primeiro livro dos insectos e aranhas - Porto Editora

BENGALA DOCE
Podes aprender a fazê-lo clicando no link:
http://www.origami-club.com/en/xmas/stick/anime-stick/index.html



















